História do tênis potiguar

Em parceria com a Federação Potiguar de Tênis o Aeroclube encarou uma tarefa nada fácil para um Estado pequeno como o Rio Grande do Norte. Se tornar um centro de referência no tênis não é apenas um sonho, mas um trabalho diário que já vem sendo realizado há mais de 20 anos. Este trabalho começa a colher frutos. A tradição do tênis no Aeroclube vem desde a década de quarenta, quando eram realizados incríveis torneios em nossas quadras. Na segunda guerra mundial americanos e brasileiros por aqui se apresentavam.

O Aeroclube juntamente com os seus associados e parceiros, tem investido forte na formação de atletas e cidadãos. Esse sonho só é possível com investimentos. Em poucos anos o Rio Grande do Norte será um Estado formador de grandes campeões.

Hoje o clube abriga a equipe de alto rendimento do tênis, que reúne cerca de 80 tenistas entre 5 e 14 anos, com aulas ministradas pelos melhores especialistas da modalidade no Brasil.

Sob a coordenação do professor Gonçalo Fischer, membro da equipe do técnico Didier Rayon – responsável pelo treinamento de diversos atletas profissionais. Sob a coordenação do Professor Gonçalo encontram-se mais de 80 crianças entre 04 de 14 anos. Ele é natural de Santa Catarina e especializado no treinamento de crianças e jovens. A equipe fixa de base tem treinamentos diários de até duas horas de duração. Objetivo: formar os grandes tenistas do futuro.

Outro projeto importante é realizado com os professores e atletas entre 18 e 25 anos. Eles recebem treinamento intensivo diário. A equipe fixa da Federação Potiguar de Tênis participa de diversos torneios pelo Brasil e já conquistou o terceiro lugar no Brasileiro Interfederações.

Eventos

O Rio Grande do Norte tem sido palco de grande eventos estaduais, regionais, nacionais e até internacionais.

Circuito Nacional Correios – O maior evento de categorias de base do tênis nacional. Realizando em Natal há três anos.

Future Internacional – 10 mil dólares em prêmios reúne na capital potiguar os tenistas profissionais posicionados entre os números 250 e 500 no ranking mundial. Evento realizado por três anos consecutivos

Circuito Rota Sol – campeonato brasileiro de categorias de base que acontece no mês de janeiro em 5 capitais nordestinas. A etapa de Natal, chamada Jerimum Bowl, é uma das mais importantes da competição.

Circuito Potiguar de Tênis – Maior Circuito de Tênis e Beach Tennis do Nordeste. Reúne cerca de 1800 atletas em três edições anuais.

Circuito Correios etapa Natal

O maior torneio infanto-juvenil nacional já foi realizado em Natal em três oportunidades (2013, 2014 e 2015). Mais de 400 tenistas entraram em quadra para as disputas em cada ano. A Federação Potiguar de Tênis foi responsável pela organização do evento e o Aeroclube do Rio Grande do Norte o palco principal das disputas. Este evento é disputado com muita energia por todos os estados do Brasil. A CBT percebendo o empenho e o esforço do Aeroclube e da Federação local (FPT) tem dado todo o apoio para que aqui seja realizada esta etapa. ¨ O Aeroclube é um parceiro de primeira linha em nível nacional da CBT. Todas as vezes que os procuramos nunca colocaram obstáculos ou exigências financeiras ¨, destaca Jorge Lacerda. O Clube investe neste evento, pois sabe da importância de colocar a cidade de Natal e o estado do RN, na rota nacional do Tênis. A nossa cidade tem uma passagem especial na vida do maior tenista brasileiro e número um do mundo: Gustavo Kuerten. Ele jogou em Natal quando infantil e depois participou de um torneio profissional I NATAL OPEN , enfrentando o ídolo da época o tenista Jaime Oncins, relata esta passagem na sua auto-biografia.

 

Future Internacional

O Natal Future Internacional é uma das competições mais importantes do calendário nacional. Natal recebeu o evento pela segunda vez, entre os dias 03 e 11 de maio, em cinco das oito quadras do Aeroclube do Rio Grande do Norte. A competição está incluída no calendário internacional e vale pontos no ranking mundial. É homologada pela ITF (International Tennis Federation). No Nordeste apenas Recife, Salvador e Fortaleza recebem uma  competição deste porte. Realizados em 2013 e 2014.

O torneio é profissional, tem premiação de 10 mil dólares e é disputado pelos tenistas ranqueados na Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) entre as posições 250 e 500.

Circuito Potiguar de Tênis

O maior circuito de tênis do Nordeste. Os números comprovam e o crescimento é contínuo, o Circuito Potiguar de Tênis é o maior do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Número de atletas inscritos, número de categorias disputadas, quantidade de quadras utilizadas e premiação distribuída. Em 2014 foram realizados mais de 1800 jogos nas três etapas disputadas e nas 08 quadras disponíveis no Aeroclube, cedidas em parceria com a FPT. Competição democrática, que abriga atletas de todas as idades e de todos os níveis de jogo.

Em 2015, mais de 1000 atletas já entraram em quadra nas duas primeiras etapas. Em novembro a terceira etapa será realizada, onde serão conhecidos os seus campeões.