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Mecânico de manutenção Aeronáutica, Habilitação Célula

Todo avião necessita de inspeção e manutenção constantes, sendo que estes trabalhos sãonormatizados e fiscalizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Para que ummecânico de avião possa exercer suas atividades, deve ser homologado pela referida agência deuma a três possíveis homologações:Grupo-Motopropulsor – GMPGrupo-Célula- CELGrupo-Aviônicos – AVIO Mecânico de Avião que possui as homologações de GMP e CEL é responsável por todosos componentes mecânicos e estruturais de uma aeronave, incluindo os motores, caixas deengrenagens, controles de vôo, trens de pouso, sistema hidráulico, ar condicionado, sistemaanti-gelo e sistemas de combustível. O mecânico deve examinar, testar e reparar todos oscomponentes listados acima.Já o Mecânico de Avião que possui a homologação de AVI é responsável por todos osinstrumentos da cabine de comando usados para operar a aeronave, incluindo equipamentosde radar, comunicação, navegação, comandos eletrônicos de vôo, bem como todo o sistema degeração elétrica e distribuição na aeronave.O profissional inicia sua carreira como auxiliar, acompanhando os mecânicos na realização dostrabalhos de inspeção, reparo, troca de componentes e na liberação de aeronaves para retornoao vôo. Após o período de 3 (três) anos, tempo necessário para adquirir experiência em umaaeronave da empresa na qual trabalha, o mecânico auxiliar fará a prova prática com um Inspetorda ANAC, que o aprovará nas especialidas que foram exercidas até a data da prova. A partirdeste momomento o auxiliar passa a ser um Técnico de Manutenção de Aeronave e estaráhabilitato a todas as responsabilidades que este trabalho exije, e irá analisar, diagnosticar ereparar os mais serios problemas que aparecerão ao longo de sua complexa carreira.

O Aeroclube do RN está habilitado pela ANAC a ministrar o curso de manutenção de Aeronaves, habilitação célula.

O curso é dividido em quatro módulos:

  • Básico
  • Célula

Detalhes:

Básico – Neste módulo você aprenderá o necessário para iniciar os módulos de especialização.Mas não pense que é tão básico assim, o módulo é dividico em 13 capítulos, onde você terá matérias como peso e balancemento de aeronaves, passando por fundamentos de motores egeradores elétricos, aerodinamica entre outros.

Tempo mínimo do módulo: 06 meses

CEL (Célula) – Esta é a especialidade que concentra os sistemas de pressurização, arcondicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai podertrabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral.

Tempo mínimo do módulo: 11 meses
Requisitos para se inscrever:Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso;

Ensino médio completo com o certificado de conclusão reconhecido pelo MEC.

Para informações sobre o CMA, acesse a página da ANAC. Clique Aqui